No Ar:
 #TamoJunto
Próxima atração:
 Show do Paulo Lopes


HOME

A RÁDIO

COMERCIAL

PROGRAMAS

NOTÍCIAS

BLOGS

PODCASTS

AGENDA

CONTATO

Notícias

Previdência
Quarta-feira, 11 de Março de 2015
   

Reportagem especial - número de aposentados que continuam a trabalhar é cada vez maior

Confira mais com Carla Mota.

Por: Ana Paula Novaes


Os idosos têm conquistado cada vez mais espaço na nossa sociedade. Muitos decidem, inclusive, continuar na ativa mesmo depois da aposentadoria. Esses trabalhadores acabam sendo favorecidos pelas empresas, que apostam em profissionais mais experientes.

Sobre este assunto a repórter Carla Mota conversou com Débora Monique, especialista em carreiras. Ela destaca que hoje é grande a quantidade de pessoas que se aposenta e continua trabalhando. “A aposentadoria não significa que você terminou sua carreira. O aposentado tem uma experiência muito grande e muitas empresas convidam estas pessoas a se manterem nos quadros para tomar decisões de negócios. Essa participação que a pessoa teve durante anos na empresa gera credibilidade e segurança no empregador”, diz.

Com isso, os aposentados são bem-vindos para manter as receitas das empresas. Porém, para quem já se aposentou, a decisão de continuar trabalhando é meramente financeira. “Quando se chega a um determinado momento da vida já não se busca mais segurança e sim qualidade de vida. A isso se alia a experiência e a sabedoria. É muito gratificante, após ter trabalhado por muitos anos, continuar a ajudar a empresa a tomar decisões dentro da competência que você tem. Isso agrega valor à empresa e à pessoa aposentada”, acrescenta.

A troca de experiências entre os profissionais mais jovens e os aposentados também é muito rica. “O que aconselho aos mais velhos, que estão se aposentando, é que se mantenham atualizados, especialmente na área de informática, no ramo em que trabalham ou até mesmo em coisas novas”, opina.

Já a advogada Maria Faiock, colunista da Rádio Capital e especialista em previdência social, destaca os fatores que levam os aposentados a voltarem ao mercado de trabalho. “A primeira é a manutenção do padrão de vida, porque o aposentado começa a receber a aposentadoria, muitas vezes, em um valor inferior ao seu salário da ativa. A segunda razão é que ao continuar na ativa a pessoa se sente mais confiante e mais importante, o que colabora também para a saúde deste aposentado”, diz. Segundo ela, trabalhadores cada vez mais velhos preferem continuar exercendo suas atividades. “Hoje é surpreendente. Já temos relatos de pessoas que passaram dos 70 anos e continuam trabalhando”, frisa.

A cozinheira Maria de Fátima Manuel de Oliveira é um exemplo disso. Apesar de ter trocado de profissão, ela explica porque continuou trabalhando após a aposentadoria. “Eu não quis envelhecer parada; me aposentei em 2003, comecei a trabalhar e não parei mais. Com a minha idade é difícil conseguir emprego e por isso tive que adequar a outra coisa. Era telefonista e, de repente, virei cozinheira. Cozinho, me acho ágil, mexo com o meu computador... E ainda conta muito o dinheiro, pois aposentado come, paga convênio, passeia e os aposentados do nosso país não ganham bem”, finaliza.

Confira mais na reportagem. 

 




Link: http://capital1040.com/noticias/?n=14817
Arte e Lazer
Brasil
Chuvas
Cidade
Dinheiro
Educação
Eleições
Emprego
Esportes
Memória
Mundo
Polícia
Política
Previdência
Saúde
Serviço
Social
Trânsito

Blog da Capital
Blog Show de Bola Capital



Central do Ouvinte: (11) 3053-1040


HOME | A RÁDIO | COMERCIAL | PROGRAMAS | NOTÍCIAS | BLOGS | PODCASTS | AGENDA | CONTATO |

Todos os direitos reservados - Rádio Novo Mundo Ltda
Central do Ouvinte: (11) 3053-1040