No Ar:
 #TamoJunto
Próxima atração:
 A Cara do Povo


HOME

A RÁDIO

COMERCIAL

PROGRAMAS

NOTÍCIAS

BLOGS

PODCASTS

AGENDA

CONTATO

Notícias

Social
Sábado, 13 de Maio de 2017
   

Casa de Passagem do governo paulista já atendeu mais de 340 refugiados

Confira na reportagem de Carla Mota.

Por: Ana Paula Novaes


São Paulo mantém o primeiro equipamento de acolhimento social do estado para refugiados e vítimas do tráfico de pessoas. A Casa de Passagem Terra Nova foi inaugurada em outubro de 2014 e já atendeu mais de 340 refugiados.

Sobre este espaço, a repórter Carla Mota conversou com o secretário estadual de desenvolvimento social, Floriano Pesaro. Ele explicou que a casa de passagem funciona sete dias por semana, 24 horas por dia. “Famílias inteiras de refugiados são acolhidas nesta casa, que tem um investimento de mais de R$1,6 milhão por ano e acolhe os refugiados, dando a eles os primeiros atendimentos. Eles podem ficar lá até seis meses e, neste período, adquirem toda a documentação necessária para uma vida no Brasil, além de aprenderem a língua portuguesa. A casa ainda se preocupa em encaminhar estes refugiados para o trabalho e todas as crianças são imediatamente matriculadas em escolas da rede municipal ou estadual”, frisa.

Segundo ele, atualmente, o maior número de refugiados atendidos no local é proveniente da Síria e Congo – países que passam por um conflito armado – além de Angola, Bolívia, Camarões, Gana, Guiné e Nigéria. “A Casa de Passagem oferece vários serviços essenciais de apoio ao refugiado – social e psicológico, jurídico, além de atividades de convivência, ocupacionais, culturais, de orientação profissional e jurídica, oficinas de idioma e auxílio para a inclusão produtiva”, acrescenta.

Os refugiados são encaminhados ao local por associações parceiras e pela Secretaria Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania. A casa possui 50 vagas e atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas. No total, são dez quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado.

Confira mais na reportagem de Carla Mota.

Fotos: Divulgação



Confira na reportagem de Carla Mota.


Necessário Flash Player para ouvir este áudio, instale-o
Casa de Passagem do governo paulista já atendeu mais de 340 refugiados



Link: http://capital1040.com/noticias/?n=18701
Arte e Lazer
Brasil
Chuvas
Cidade
Dinheiro
Educação
Eleições
Emprego
Esportes
Memória
Mundo
Polícia
Política
Previdência
Saúde
Serviço
Social
Trânsito

Blog da Capital
Blog Show de Bola Capital



Central do Ouvinte: (11) 3053-1040


HOME | A RÁDIO | COMERCIAL | PROGRAMAS | NOTÍCIAS | BLOGS | PODCASTS | AGENDA | CONTATO |

Todos os direitos reservados - Rádio Novo Mundo Ltda
Central do Ouvinte: (11) 3053-1040