No Ar:
 Programação normal
Próxima atração:
 Sucesso de Todos os Tempos


HOME

A RÁDIO

COMERCIAL

PROGRAMAS

NOTÍCIAS

BLOGS

PODCASTS

AGENDA

CONTATO

Notícias

Dinheiro
Terça-feira, 22 de Novembro de 2016
   

Black Friday: especialista orienta como evitar fraudes e problemas com as compras

Confira na reportagem de Carla Mota.

Por: Ana Paula Novaes


A sexta edição da Black Friday será realizada aqui no Brasil na próxima sexta-feira, dia 25. As promoções serão oferecidas tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Sobre este assunto, e como se proteger de fraudes, a repórter Carla Mota conversou com a advogada Ivete Maria Ribeiro, especialista em relações de consumo e ex-diretora do Procon-SP.

Ela destacou quais os cuidados o consumidor deve ter na busca por descontos. “Ele deve ter em mente que a possibilidade de um superendividamento sempre existe. Então, devemos comprar após avaliar se realmente necessitamos do produto ou do serviço. Por vezes, em uma situação como essa de anseio de consumo, o consumidor pode iniciar um processo de endividamento. Nesta ocasião, sobretudo, ele deve evitar financiamentos, parcelamentos em cartão e empréstimos pessoais”, orienta. “Ele deve verificar qual é o preço original do produto que ele deseja comprar, fazer o acompanhamento daquele preço”, acrescenta.

De acordo com Ivete, uma prática comum das lojas na Black Friday é a maquiagem dos preços dos produtos. “Para evitá-la, é preciso que o consumidor veja qual a descrição do produto em que está interessado, comparar o produto com outras marcas e certificar-se de que ele supre as necessidades. Sobretudo, de que ele precisa comprar aquele produto ou a possibilidade do serviço”, diz.

Ela redobra as recomendações para as compras pela internet. “Ele deve observar a questão do frete, tanto na loja física quanto virtual, pois, às vezes, o valor do frete leva a vantagem do desconto feito no produto. Além disso, há dicas de segurança para as compras pela internet: é importante observar a política de privacidade da loja virtual; ele deve imprimir e salvar todos os documentos, telas, contratos ou anúncios que demonstram a compra e a efetivação do pedido que ele fez; o consumidor também deve procurar a identificação da loja – a razão social e o CNPJ; além de comprar diretamente no site da loja, sem utilizar e-mails de ofertas”, aconselha.

Confira mais na reportagem em duas partes abaixo. Basta clicar o play.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil




Link: http://capital1040.com/noticias/?n=18009
Arte e Lazer
Brasil
Chuvas
Cidade
Dinheiro
Educação
Eleições
Emprego
Esportes
Memória
Mundo
Polícia
Política
Previdência
Saúde
Serviço
Social
Trânsito

Blog da Capital
Blog Show de Bola Capital



Central do Ouvinte: (11) 3053-1040


HOME | A RÁDIO | COMERCIAL | PROGRAMAS | NOTÍCIAS | BLOGS | PODCASTS | AGENDA | CONTATO |

Todos os direitos reservados - Rádio Novo Mundo Ltda
Central do Ouvinte: (11) 3053-1040