No Ar:
 Capital Sucesso
Próxima atração:
 Show de Bola


HOME

A RÁDIO

COMERCIAL

PROGRAMAS

NOTÍCIAS

BLOGS

PODCASTS

AGENDA

CONTATO

Notícias

Cidade
Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017
   

Alckmin confere funcionamento das bombas da Sabesp usadas na transposição do Rio São Francisco


O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, sobrevoou ontem, dia 22, o Reservatório de Copiti, em Pernambuco. No local, estão instalados os equipamentos emprestados pelo Governo de São Paulo ao Ministério da Integração, que estão sendo utilizados para acelerar a transposição do Rio São Francisco no Eixo Leste. Após o sobrevôo, Alckmin visitou o reservatório para acompanhar a operação das moto-bombas da Sabesp. 

“Nós usamos essas bombas em 2014, numa seca muito grande na Região Metropolitana de São Paulo, para fazer a captação da reserva técnica do sistema Cantareira”, explicou o governador Geraldo Alckmin. As bombas foram transportadas para Floresta (PE), no eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e instaladas dentro do reservatório de Copiti. “Esses equipamentos são muito potentes e conseguem bombear 2 m³/s, permitindo que a água chegue ao destinatário final com mais rapidez”, completou Alckmin.

A maior obra de infraestrutura hídrica do país, quando totalmente concluída, vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com previsão do Ministério da Integração Nacional, o uso das bombas flutuantes deve antecipar em até 25 dias a chegada da água a Monteiro e, na sequência, a Campina Grande, o segundo município mais populoso da Paraíba, com cerca de 400 mil habitantes, que será um dos mais beneficiados. O Estado da Paraíba é um dos mais atingidos pelo quinto ano de seca que afeta o Nordeste. As bombas entraram em operação no dia 30 de janeiro. 

No domingo, 12 de fevereiro, a água do Rio São Francisco chegou à quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo Leste, na cidade de Custódia (PE), completando um percurso de 96,5 quilômetros deste trecho. De lá, seguirá por gravidade até a quinta elevatória (EBV-5), localizada em Sertânia (PE). A expectativa do Ministério da Integração Nacional é atender Monteiro (PB) em março.

Foto: Adalberto Marques/Ministério do Planejamento




Link: http://capital1040.com/noticias/?n=18386
Arte e Lazer
Brasil
Chuvas
Cidade
Dinheiro
Educação
Eleições
Emprego
Esportes
Memória
Mundo
Polícia
Política
Previdência
Saúde
Serviço
Social
Trânsito

Blog da Capital
Blog Show de Bola Capital



Central do Ouvinte: (11) 3053-1040


HOME | A RÁDIO | COMERCIAL | PROGRAMAS | NOTÍCIAS | BLOGS | PODCASTS | AGENDA | CONTATO |

Todos os direitos reservados - Rádio Novo Mundo Ltda
Central do Ouvinte: (11) 3053-1040